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Alerta 2332 (Tecnovigilância) - Philips Medical Systems Ltda.- Ventilador Respironics – Possibilidade de desligar durante o uso

Área: GGMON

Número: 2332

Ano: 2017

Resumo:

Alerta 2332 (Tecnovigilância) - Philips Medical Systems Ltda.- Ventilador Respironics – Possibilidade de desligar durante o uso.


Identificação do produto ou caso:

Nome comercial: Ventilador Respironics Nome técnico: Ventilador Pressão e Volume Número de registro ANVISA: 10216710199 Classe de risco: III Modelo afetado: V60 Números de série afetados: 100074200; 100074206; 100074207;100099138; 201003339; 201004389; 100085241; 100085243; 100085327; 100102145; 100102150; 100102152; 100102155; 100119491; 201013645; 201013649; 201013650; 201014018; 201014041; 201014042; 201014047; 100114031; 201008175; 201008180; 201008192; 201008218; 201008225; 201008226; 201008000; 201008121; 100120774; 100120864; 100080826; 100080830; 100080831; 100080834; 100080842; 100094147; 100098003; 100098463; 100098466; 100098469; 100104052; 100104062; 100104064; 100105064; 100105066; 100105227; 100105243; 100138585; 100138589; 100138564; 100138583; 100133633; 100133635; 100133638; 100133641; 100064511; 100118553; 100118676; 100118684; 100118531; 100118539; 100118541; 100118543; 100118560; 100118668; 100118671; 100118673


Problema:

Com o tempo, vibrações de baixa freqüência podem fazer com que os pinos, de dentro dos conectores fêmea, no cabo de fita da placa de aquisição de dados, se tornem parcialmente deslocados, o que causa uma alta resistência momentânea que interfere com a transferência de dados.

Isso pode fazer com que o ventilador falhe no auto-teste ou faça com que o CBIT detecte uma falha e conduza o ventilador a desligar com o alarme durante o uso ou durante o transporte intra-hospitalar.

Se o V60 desligar para qualquer condição de ventilação Inop e estiver funcionando com energia da bateria, um alarme sonoro de alta prioridade continuará por pelo menos 2 minutos. Se o V60 estiver ligado à alimentação CA (alimentação de rede), o alarme continuará a soar até que um operador intervenha. Se o V60 estiver conectado a um sistema de alarme remoto, o sistema de alarme será ativado até que a ação seja tomada pelo operador.

O dispositivo pode exibir um código de erro bOA, 1006, 1007 ou 1008 na tela A exibição de um destes códigos de erro indica que o ventilador teve falha de comunicação que pode ser causada pelo cabo.


Ação:

Ação de Campo Código FCO86600037desencadeada sob responsabilidade da empresa Philips Medical Systems Ltda. Empresa realizará correção em campo.


Histórico:

Notificação feita pela empresa em atendimento à RDC 23/2012 (que dispõe sobre a obrigatoriedade de execução e notificação de ação de campo por parte do detentor do registro do produto para a saúde)

 

Empresa detentora do registro: Philips Medical Systems Ltda, CNPJ 58.295.213/0001-78, Av. Tamboré, 1.400/1.440, Box 31 a 33 – Tamboré, Barueri – SP

 

Fabricante:  Respironics California, LLC. 2271 Cosmos Court, Carlsbad CA 92011 – EUA.  Email: regulatorios@philips.com                                                     


Recomendações:

Se tiver verificado a data de fabrico e se o ventilador V60 estiver sujeito a esta correcção:

1 Continue usando o V60. A incidência de falha é baixa.

2. Para minimizar os riscos de lesões, utilize o V60 conforme recomendado no manual do operador:

A. Atender prontamente a todos os alarmes apresentados pelo Ventilador V60;

B. Utilizar um monitor externo oxigênio e definir os limiares de alarme adequadamente;

C. Assegurar que os circuitos e máscaras estão corretamente identificados no manual do usuário;

D. Sempre que possível, ligue o V60 a um sistema de chamada remota.

3. Se o V60 desligar, alarmes e exibir qualquer um dos códigos de erro: bOA, 1006, 1007, ou 1008, então (i) desligar o V60, (H) descontinuar o uso do V60, e (Hi) usar um ventilador alternativo. Ligue para o seu serviço ao cliente local e relate a falha.

 

Caso queira notificar queixas técnicas e eventos adversos utilize os canais abaixo:

Notivisa: Notificações de eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) para produtos sujeitos à Vigilância Sanitária devem ser feitos por meio do Sistema NOTIVISA. Para acessar o Sistema, é preciso se cadastrar e selecionar a opção Profissional de Saúde, se for um profissional liberal ou a opção Instituição/Entidade, se for um profissional de uma instituição/entidade.

 

 

Sistema de Tecnovigilância: Paciente ou cidadão pode notificar por meio do Sistema de Tecnovigilância/SISTEC acesso por meio do link <http://www.anvisa.gov.br/sistec/notificacaoavulsa/notificacaoavulsa1.asp>


Anexos:




Informações Complementares:

- Data de identificação do problema pela empresa: 21/04/2017

- Data da entrada da notificação para a Anvisa: 05/05/2017

A empresa detentora do registro do produto afetado é responsável por contatar, oportunamente, seus clientes de modo a garantir a efetividade da Ação de Campo em curso.

 

Destaca-se a responsabilidade solidária da cadeia de distribuição e uso dos produtos para a saúde na manutenção de sua qualidade, segurança e eficácia, bem como da efetividade da Ação de Campo, expressa pela RDC 23/2012:

 

“(...) Art. 2° Entende-se por detentor de registro de produto para a saúde o titular do registro/cadastro de produto para a saúde junto à Anvisa.

Parágrafo único. O detentor de registro, bem como os demais agentes envolvidos desde a produção até o uso do produto, ou descarte deste quando couber, são solidariamente responsáveis pela manutenção da qualidade, segurança e eficácia dos produtos para a saúde até o consumidor final.

 

Art. 12 Os distribuidores de produtos para a saúde devem encaminhar para o detentor de registro, em tempo hábil, o mapa de distribuição e outras informações solicitadas para a notificação e execução de ações de campo. (...)”